Segundo Dino, o Maranhão conta com mais de 12 mil policiais nas ruas, e o estado contou com queda de 33% de homicídios neste ano em comparação com o mesmo período em 2014 na Grande São Luís. “Apesar da escassez de recursos, temos que priorizar o tema que é de tão grande importância. Reconhecemos as dificuldades, e ao mesmo tempo em que outros estados estão vivendo situação de desorganização completa, nós temos aqui no Maranhão uma taxa declinante de homicídios”.
Última seleção
Em 2012, o governo do Maranhão abriu concurso público para selecionar 2.377 profissionais na área de segurança do estado. A seleção foi organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e contou com oportunidades de ingresso na Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.Saiba Mais
O concurso avaliou os candidatos por meio de prova escrita objetiva, escrita discursiva, avaliação de títulos, teste de aptidão física, teste psicotécnico, exames médico e odontológico, investigação social e curso de formação.
No caso de PM e CBM, as chances foram para soldado na especialidade de músico (podendo escolher entre clarinetista, trompetista, trombonistas, bombardista dó, contrabaxista sib, trompista fá, baterista e bumbeiro), soldado bombeiro músico (nas especialidades clarineta Bb, sax tenor Bb, tuba Bb, bombadino e percussionista) e soldado bombeiro combatente.
Para participar, os candidatos deveriam ter nível médio, máximo de 28 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de CNH categoria A ou B. O salário inicial era de R$ 2,2 mil, e os concorrentes nas especialidades de músico passaram por uma prova prática musical.